O Conceito Neuroevolutivo Bobath surgiu na década de 1940, criado pelo casal Karel

(médico neurofisiologista) e Berta Bobath (fisioterapeuta), a partir da união de seus conhecimentos. Antes disso, a reabilitação neurológica era dominada e realizada pelas técnicas da ortopedia. Desde então, os fundadores estudaram e aplicaram um tratamento diferenciado, com o objetivo de buscar a funcionalidade de seus pacientes.
O Conceito Bobath vem evoluindo ao longo dos anos e atualmente esta abordagem é mundialmente utilizada e reconhecida, fortalecida pelas teorias modernas da biomecânica e neurociência. Não se trata de uma técnica ou protocolo, pois se baseia na idéia de que cada paciente possui suas necessidades individuais. Para atingir o sucesso na reabilitação, é necessário o envolvimento da família, da equipe multidisciplinar e da comunidade.
Na formação dos profissionais, estuda-se profundamente o desenvolvimento motor normal, anatomia, biomecânica, neurofisiologia, entre outros. Cada movimento e postura são analisados, capacitando os terapeutas a avaliar, identificar possíveis alterações e criar o raciocínio clínico individualizado. Além disso, a teoria é mesclada com a prática, com o intuito de treinar manuseios e auxiliar os pacientes a responder ativamente à terapia. O curso de formação básica é ministrado em 8 semanas, com a duração de 280hrs, para fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais e fonoaudiólogos.
Na avaliação dos pacientes, são identificados os objetivos funcionais e a terapia é direcionada. Além da melhora da flexibilidade e força muscular, são oferecidos estímulos sensório-motores que contribuem para que novas estratégias motoras sejam incorporadas e estabelecidas na memória dos pacientes. Alinhamento biomecânico e prevenção de complicações (contraturas, deformidades, luxações articulares, etc.) são priorizados, favorecendo um futuro com maior qualidade de vida. Alguns recursos podem ser utilizados, como bancos de madeira, rolos e bolas.

Referência bibliográfica: apostila do Curso Básico do Tratamento Neuroevolutivo – Conceito Bobath / 2019 elaborada por Helenice Lacerda (coordenadora e instrutora sênior)
