Já foi evidenciado na literatura que as crianças com Síndrome de Down desenvolvem seus marcos motores em idades diferentes daquelas consideradas como típicas. Por exemplo, o sentar independente que geralmente se desenvolve por volta do 6º mês de vida, pode ser conquistado aproximadamente por volta do 9º em bebês com Síndrome de Down. Quanto mais complexa é a atividade motora, maior é o tempo desse distanciamento. A marcha independente, por exemplo, pode ser conquistada até o quarto ano de vida.
Vários fatores podem contribuir para este fato, genéticos e ambientais. A hipotonia muscular e a frouxidão ligamentar podem dificultar a movimentação contra a gravidade e a estabilidade do tronco e das articulações. Condições clínicas como cardiopatias também podem interferir nesse processo. Mas não podemos desconsiderar a importância enorme do ambiente externo e na resposta motora individual.

Não compare seu bebê a outro, ele é único, e possui muitas potencialidades infinitas. É claro que compreendo a presença do anseio de toda mãe ver o seu filho andando, mas a paciência aqui deve falar mais alto. Virtude esta, que deve vir acompanhada de perseverança e a certeza que está tomando atitudes corretas. E a estimulação precoce é indispensável nesse momento!
Mais importante que ficar procurando onde seu filho se encaixa nas tabelas comparativas, é enxergar novas habilidades que ele aprendeu e que na semana anterior não existiam. Que tal preencher essas páginas e se orgulhar da sua história?
